Skip to main content

Vue.js, React.js ou angular. O que escolher?



As estruturas JavaScript estão se desenvolvendo em um ritmo extremamente rápido, o que significa que hoje temos versões atualizadas frequentemente do Angular, ReactJS e de outro player neste mercado - Vue.js.
Analisando o número de posições abertas em todo o mundo que exigem um conhecimento específico de um determinado framework. Como fonte, Indeed.com chegando a seguinte distribuição de acordo com mais de 60.000 ofertas de emprego.

Levando em conta os dados a seguir, será apresentado as principais vantagens e desvantagens de cada framework frontend para ajudar os profissionais de tecnologia ou engenheiros a escolher o melhor para suas necessidades de desenvolvimento.

Prós e contras do angular


Angular é uma estrutura de MVVM super-heróica de JavaScript, fundada em 2009, que é incrível para a criação de aplicativos da Web altamente interativos.

Benefícios do Angular 

  • Novos recursos como RXJS aprimorado, compilação mais rápida (em menos de 3 segundos), novo lançamento do HttpClient.
  • Documentação detalhada que permite obter todas as informações necessárias para o desenvolvedor individual. No entanto, isso requer mais tempo para a educação.
  • Ligação de dados bidirecional que permite um comportamento singular para o aplicativo, minimizando os riscos de possíveis erros.
  • MVVM (Model-View-ViewModel) que permite aos desenvolvedores trabalharem separadamente na mesma seção do aplicativo usando o mesmo conjunto de dados.
  • Injeção de dependência dos recursos relacionados aos componentes com módulos e modularidade em geral.

Desvantagens do Angular

  • A sintaxe complexa que vem da primeira versão do Angular. No entanto, o Angular 5 usa o TypeScript 2.4, que é o menos difícil de aprender em comparação.
  • Problemas de migração que podem aparecer ao passar da versão mais antiga para as mais recentes.
Empresas que usam o Angular 5: Upwork, Freelancer, Udemy, YouTube, Paypal, Nike, Google, Telegrama, Tempo, Stockphoto, AWS, Crunchbase.

Prós e contras do ReactJS

O ReactJS é uma biblioteca JavaScript, aberta pelo Facebook em 2013, o que é ótimo para criar grandes aplicativos da Web onde os dados podem ser alterados regularmente.

Benefícios do ReactJS

  • Fácil de aprender. Reagir é muito mais fácil de aprender devido à sua simplicidade em termos de sintaxe. Os engenheiros só precisam lembrar de suas habilidades de escrita em HTML, e é isso. Não há necessidade de aprender profundamente o TypeScript como no Angular.
  • Alto nível de flexibilidade e máximo de capacidade de resposta.
  • DOM virtual (modelo de objeto de documento) que permite organizar documentos em formatos HTML, XHTML ou XML em uma árvore a partir da qual é mais aceitável pelos navegadores da Web ao analisar diferentes elementos do aplicativo da web.
  • Combinado com o ES6 / 7, o ReactJS pode trabalhar com a alta carga de maneira fácil.
  • Ligação de dados descendente, o que significa que, com esse tipo de fluxo de dados, os elementos filhos não podem afetar os dados pai.
  • 100% de biblioteca JavaScript de código aberto que recebe muitas atualizações diárias e melhorias de acordo com as contribuições de desenvolvedores de todo o mundo.
  • Absolutamente leve, porque os dados que atuam no lado do usuário podem ser facilmente representados no lado do servidor simultaneamente.
  • A migração entre versões é geralmente muito fácil, com o Facebook fornecendo “codemods” para automatizar grande parte do processo.

Desvantagens do ReactJS

  • Falta de documentação oficial - o desenvolvimento super rápido do ReactJS não deixa lugar para a documentação apropriada, o que é um pouco caótico agora, já que muitos desenvolvedores o contribuem individualmente, sem qualquer abordagem sistemática;
  • Os desenvolvedores tem escolha de mais, isso significa que fica mais difícil tomar decisões durante o desenvolvimento.
  • Muito tempo para dominar, o que significa que o React JS requer um profundo conhecimento de como integrar a interface do usuário na estrutura do MVC.
Empresas que utilizam o ReactJS: Facebook, Instagram, Netflix, New York Times, Yahoo, Khan Academy, WhatsApp, Codecademy, Dropbox, Airbnb, Asana, Atlassian, Intercom, Microsoft.

Prós e contras do Vue.js

O Vue.js é um framework JavaScript, lançado em 2013, que se encaixa perfeitamente na criação de interfaces de usuário altamente adaptáveis ​​e sofisticados aplicativos de página única.

Benefícios do Vue.js:

  • HTML capacitado. Isso significa que o Vue.js tem muitas características semelhantes ao Angular e isso pode ajudar a otimizar o manuseio de blocos HTML com o uso de diferentes componentes.
  • Documentação detalhada. O Vue.js possui uma documentação muito circunstancial que pode prender a curva de aprendizado para os desenvolvedores e economizar muito tempo para desenvolver um aplicativo usando apenas os conhecimentos básicos de HTML e JavaScript.
  • Grande escala. O Vue.js pode ajudar a desenvolver modelos reutilizáveis ​​bastante grandes que podem ser feitos sem nenhum tempo extra alocado para isso de acordo com sua estrutura simples.
  • Tamanho minúsculo. O Vue.js pode pesar cerca de 20KB mantendo sua velocidade e flexibilidade, o que permite alcançar um desempenho muito melhor em comparação com outros frameworks.

Desvantagens do Vue.js:

  • Falta de recursos. O Vue.js ainda tem uma participação de mercado muito pequena em comparação com o React ou o Angular, o que significa que o compartilhamento de conhecimento nesse framework ainda está na fase inicial.
  • Risco de flexibilidade excessiva. Às vezes, o Vue.js pode ter problemas ao se integrar em grandes projetos e ainda não há experiência com possíveis soluções, mas eles definitivamente virão em breve.
  • Risco de flexibilidade excessiva. Às vezes, o Vue.js pode ter problemas ao se integrar em grandes projetos e ainda não há experiência com possíveis soluções, mas eles definitivamente virão em breve.
  • Falta de documentação completa em inglês. Isso leva a uma complexidade parcial em alguns estágios de desenvolvimento, no entanto, mais e mais materiais estão sendo traduzidos para o inglês.
Empresas que usam o Vue.js: Xiaomi, Alibaba, WizzAir, Euronews, Grammarly, Gitlab e Laracasts, Adobe, Behance, Codeship, Reuters.

Conclusão

Para um engenheiro de verdade, não há diferença substancial em qual estrutura escolher, porque leva algum tempo para se acostumar com a nova. Em nossa empresa, aumentamos nossa expertise principalmente no ReactJS e no Angular 2/4/5, mas o Vue.js também está a bordo. Cada estrutura tem suas próprias vantagens e desvantagens, o que significa que deve haver apenas uma escolha certa para cada caso durante o desenvolvimento do produto.

Comments

Popular posts from this blog

Criando um filtro de busca customizável com JavaScript funcional

Tutoriais utilizando bibliotecas e frameworks para state management se tornaram comuns. Apesar disso, já que muita gente usa muitos frameworks diferentes, muitas vezes precisamos falar sobre a plataforma que permite isso tudo: a odiadíssima ferramenta que é o JavaScript, na sua forma mais pura — conforme descrito com documentações excelentes como a da MDN . Esse tutorial também pode ser útil para quem está iniciando em JavaScript e desenvolvimento em geral já começar com alguma ideia do que é programação funcional. O termo está se tornando popular e quem não subir nesse barco pode ficar para trás em pouco tempo. Não vamos adentrar nos detalhes do que é programação funcional neste artigo — isso é assunto para outras horas de conversa. Aqui, ficaremos no rápido e simples: alcançar nosso objetivo, evitando mutações dos dados e estado global. Iniciando o projeto Pelo bem da simplicidade, vamos manter tudo num único arquivo, que vai ter essa cara: <!DOCTYPE HTML> ...

Como filtrar consultas no firebase

Para filtrar dados, combine um dos métodos de limite ou de intervalo com um método de ordenação ao criar uma consulta. Método Uso limitToFirst() Definir o número máximo de itens para retornar a partir do início da lista ordenada de resultados. limitToLast() Definir o número máximo de itens para retornar a partir do fim da lista ordenada de resultados. startAt() Retornar itens maiores ou iguais à chave ou ao valor especificado, dependendo do método de ordenação escolhido. endAt() Retornar itens menores ou iguais à chave ou ao valor especificado, dependendo do método de ordenação escolhido. equalTo() Retornar itens iguais à chave ou ao valor especificado, dependendo do método de ordenação escolhido. Ao contrário dos métodos de ordenação, você pode combinar várias funções de limite ou   de   intervalo. Por exemplo, combine os métodos startAt() e endAt() para limitar os resultados a um intervalo especificado de valores. Mesmo quando há apenas uma correspond...